Olá mais uma vez. Deixo-vos desta vez que com a receita de rissóis de peixe que costumo fazer. Eu sei que já tinha prometido a algum tempo e a pedido de várias famílias cá vai a tão esperada receita. Espero que gostem, cá em casa são um sucesso.
A massa
Ingredientes:
ü 1 Chávena de farinha (bem cheia);
ü Meia chávena de leite;
ü Meia chávena de água;
ü 1 Colher de sopa de manteiga ou de margarina;
ü 1 Casca de limão;
ü Sal.
Confecção:
Leva-se um tacho ao lume com o leite, a água (ou apenas uma chávena de água), a gordura escolhida, a casca de limão e o sal. Assim que levantar fervura, retira-se o tacho do lume, as cascas de limão e deita-se a farinha de uma só vez.
Mexe-se e leva-se de novo ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixa-se cozer a massa até formar uma bola e aparecer no fundo do tacho uma película escura. Retira-se do lume e sobre a pedra da mesa trabalha-se a massa até arrefecer. Deixa-se descansar.
O recheio
Ingredientes:
ü 1 Posta de peixe cozido;
ü 1 Colher de sopa de manteiga ou margarina;
ü 1 Colher de sopa de farinha;
ü 2,5dl de leite;
ü 1 Colher de sopa de cebola picada;
ü 1 ou 2 gemas;
ü Meia colher de sopa de salsa picada;
ü Limão;
ü Sal;
ü Pimenta e noz-moscada.
Confecção:
Esmaga-se o peixe com um garfo. Pica-se a cebola e aloura-se um pouco com a gordura escolhida. Polvilha-se com a farinha, deixa-se cozer um pouco sem alourar e rega-se com o leite (ou com parte do leite sendo o restante liquido a água de cozer o peixe). Deixa-se cozer e engrossar. Retira-se o creme do lume, juntam-se o peixe, a salsa e as gemas. Tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada e raspa e sumo de limão. Deixa-se arrefecer.
Depois de estar feita a massa e o recheio, estica-se a massa sem ficar nem demasiado fina ou demasiado grossa, coloca-se o recheio, corta-se a massa e, por fim, passa-se o rissol por ovo e pão ralado. Está pronto a fritar ou a congelar.
Bom Apetite!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário