Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sopa de couve lombarda e feijão manteiga

   Eu sei que cada vez que se fala em sopa a maior parte das pessoas, e principalmente as crianças, torcem o nariz, o que é pena, pois o seu valor nutricional bate em larga escala os pratos a que chamamos segundo. Estes nem sempre são a melhor escolha, ou porque têm poucos legumes ou porque têm proteína e gordura saturada a mais (peixe e carne).
   A sopa é a combinação perfeita, pode verificar isso comparando os ingredientes com a roda dos alimentos. Deixo-vos então com a sopa que fiz para o jantar. As quantidade que apresento dão para mais ou menos quatro pessoas.


Ingredientes:
- 5 a 6 folhas de couve lombarda;
- 1/2 cebola picada;
- 1/2 chouriço de carne picado;
- 1 frasco de feijão manteiga;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 4 colheres de sopa de cotovelinhos;
- 1lt água;
- Sal e pimenta q.b..

Preparação:
   Coloque a cebola, o azeite e a pimenta na panela e deixe refogar até que a cebola fique translúcida. Coloque agora a maior parte do chouriço e o feijão no refogado, deixe cozinhar cerca de cinco minutos. Junte um pouco de água, e quando esta estiver a ferver retire do lume e triture tudo muito bem. Junte a couve, quando esta estiver mole junte a restante água, a massa e rectifique o sal. Se for necessário coloque mais água, tudo depende se gosta da sopa mais grossa ou mais liquida.
   Quando a massa e a couve estiverem cozidas coloque por fim o chouriço que guardou. Pode ainda colocar algum feijão inteiro. Sirva quente e delicie-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário