Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Potas no tacho

   Esta receita é deliciosa e óptima para quebrar a rotina. Pode e deve ser acompanhada com puré de couve flor (já publicado). Pode ser feito com lulas ou potas, eu prefiro as potas, sem nenhuma razão aparente.
  Esta receita depende da quantidade de potas para determinar a quantidade de pessoas que dará para servir.

Ingredientes:
- Refogado (1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 4 colheres de sopa de polpa de tomate, 1 colher de sobremesa de massa de pimentão, 1 folha de louro, azeite q.b, vinho q.b.);
- Potas cortadas a gosto (tiras ou argolas);
- Sal e piri-piri q.b.;
- 1 cenoura grande cortada em rodelas não muito finas.

Preparação:
   Coloque todos os ingrediente dentro de uma panela de pressão, à excepção da cenoura, acrescente ainda meio copo de água. Feche a panela e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Depois de cozinhar, coloque por fim a cenoura e rectifique o tempero. Se gostar, pode ainda acrescentar algumas ervilhas, também não fica na mal. Deixe cozinhar por mais 5-10 minutos e está pronto.

    O uso da panela de pressão permite cozinhar mais rápido e por isso gastar menos gás (ou electricidade), mantém todo o sabor dos alimentos e ainda permite que cozam a cru, isto é, sem os refogados prejudiciais para a saúde.
   Lembre-se que é sempre preferível que coloque pouco sal no inicio da preparação de qualquer prato, pois é mais fácil acrescentar do que deitar comida para o lixo por estar intragável.

Sem comentários:

Enviar um comentário