quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lasanha de atum

   Quem gosta de massas, vai gostar de certeza desta receita. Aviso desde já que costumo colocar legumes em tudo, a minhas lasanha não é excepção. A minha filha adora, só por isso acho que já vale a pena experimentar...

Ingredientes:
- 2 tomates maduros;
- 3 colheres de sopa de cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 1 folha de louro;
- 3 colheres sopa de azeite;
- Oregãos q.b.;
- 4 ou 5 latas de atum;
- Folhas de lasanha q.b.;
- Molho bechamel q.b.;
- Queijo ralado;
- Feijão verde (10 vagens), ervilhas (4 colheres de sopa) e cogumelos (1lata pequena).

Preparação:
  Corte o feijão verde em pedacinhos e coloque a cozer em água e uma pitadinha de sal juntamente com as ervilhas. Pique os cogumelos e reserve. Ligue o formo.
  Faz um refogado com a cebola, o alho, o azeite e o louro. Depois de refogar um pouco coloca-se o tomate sem a pele e cortado em pedaços. Depois de cozinhar uns cinco minutos coloque o atum escorrido, e os legumes que estavam a cozer e por fim os oregãos. Se o preparado ficar muito seco pode acrescentar um pouco da água dos legumes. 
   Para colocar por camadas eu prefiro misturar o bechamél com o preparado de atum e legumes, assim não temos tendência a exagerar ao colocar o molho. Guarde um pouco de molho para pôr por cima. Se preferir também pode misturar um pouco de queijo.
    Num piréx coloque folhas de lasanha e o preparado alternadamente. A primeira camada deve ser de massa, tal como a última. Quando terminar coloque o molho bechamel que guardou e o queijo.
    Agora basta levar ao forno para cozer a massa e alourar por cima. Se usar massa fresca bastam dez minutos no formo, se for massa seca demora um pouco mais 15 a 20 minutos.

                                           Enjoy!!!