Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Folhado de ovo

Ando para aqui a experimentar tudo e mais alguma coisa e desta vez deu em folhados com recheio de creme de ovo, com uma leve cobertura de açúcar em pó home made (caseiro). Tudo muito simples de fazer.
  Para a massa:
- Dirija-se ao super mercado mais próximo e compre um rolo de massa folha. Eu disse que era simples!!!
Pode encontrar massa folhada rectangular e redonda, compre a que mais lhe convir, isto é, se pretende fazer folhados com formas recta (rectangulares ou quadrados) compre rectangular, se for formas redondas tanto faz.

Ligue o forno a 220ºC.

  Para o recheio:
-6 gemas;
-6 colheres de açúcar;
-água suficiente para tapar o açúcar.

- Coloque o açúcar e a água num tachinho, mexa bem até estar quase tudo dissolvido e deixe ferver um pouco (mais ou menos 5 minutos). Desligue o fogão e deixe arrefecer um pouco. Entretanto separe as gemas das claras e bata as gemas com um garfo. Deite as gemas na calda que preparou sempre a mexer muito bem para que fique homogéneo. Meta ao lume e deixe engrossar, sem nunca deixar de mexer. Quando atingir a consistencia desejada tire imediatamente do lume e arrefeça o tacho com o auxilio de água fria. Reserve.

Agora tudo depende do que quiser fazer. Eu cortei formas redondas com um copo, pincelei com gema de ovo por cima para ficar dourado e coloquei no forno sobre a folha de papel vegetal onde vinha a massa. Depois da massa estar cozida tirei-a do forno e com a ajuda de um saco de pasteleiro coloquei o recheio (doce de ovos) dentro dos folhados, mas se for uma seringa de culinária é melhor.

Açúcar em pó:
- Coloque umas cinco colheres de açúcar na picadora (um dois três) até ficar em pó. Para finalizar, com a ajuda de um passador espalhe o açúcar por cima de cada folhado.

Este é o resultado final:




E já está! É muito fácil....  Para a próxima coloco uma sugestão de folhado salgado