Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rissóis de carne

   Acontece-me constantemente ter sobras no frigorífico, principalmente quando faço bolonhesa, e por vezes não saber muito bem o que fazer com elas. Já lhe aconteceu!? É muito comum. Para que não tenha de comer carne picada com massa outra vez deixo-lhe aqui uma óptima sugestão, rissóis de carne. Já só precisa de fazer a massa. Não se preocupe, é muito mais simples de fazer do que parece.

  Para isso vai precisar dos seguintes ingredientes para a massa:
- 1 chávena de farinha (bem cheia);
- Meia chávena de leite;
- Meia chávena de água;
- 1 colher de sopa de manteiga ou de margarina;
- 1 casca de limão;
- Sal;
- 1 ovos;
- Pão ralado q.b.

Confecção:
   Num tacho coloque o leite, a água, a gordura que escolheu, a casca de limão e o sal, leve ao lume até levantar fervura. Retire o tacho do lume e a casca de limão, deite a farinha de uma só vez. Mexe-se muito bem e leva-se ao lume outra vez, mexendo sempre. Deixa-se cozer a massa até formar uma bola e aparecer no fundo do tacho uma película escura. Retira-se do lume e amassa-se sobre uma pedra até arrefecer. Deixe descansar um pouco, cerca de cinco ou dez minutos.
   Agora estenda a massa com a ajuda de um rolo e coloque os montinhos de recheio, dobre a massa e corte em meia lua (pode ser com um copo).  Passam-se os rissóis por ovo batido e depois por pão ralado, agora pode congelá-los ou fritar de imediato, fica ao seu critério.

    O recheio tem de estar frio e o molho tem de estar espesso. Pode acrescentar, se preferir, um pouco de natas ao molho, também fica delicioso, mas o mais saudável é mesmo sem as natas.

                              Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário