Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Favas de azeite

   Há quem goste com carne e chouriços e rega-las com um bom vinho tinto, mas na minha aldeia e especialmente em casa da minha avó, as favas são de azeite e acompanham com pescada frita e uma boa salada de alface.
  É altura de favas (para quem as regou), e como é das minhas comidas preferidas não podia deixar de partilhar convosco esta receita que tem passado de geração em geração. Segundo os meus pais e os meus avós eu já as comia com meia dúzia de meses, e até hoje não falhei um ano que fosse. Adoro-as!!!




Ingredientes:
- Favas (que ocupem 3/4 da panela de pressão);
- Folhas de alho e ramo de hortelã (5 de cada)- pode encontrar as folhas dos alhos nos mercados locais;
- Duas colheres de sopa de pimentão doce;
- 1 Cebola grande picadinha;
- Meia colher de sopa de sal;
- 1 chávena de chá mal cheia de azeite;
- 3 colheres de sopa de água.

Preparação:
  1. Lave as favas e coloque-as na panela de pressão;
  2. Dê um nó com as folhas dos alhos em volta da hortelã e coloque na panela;
  3. Coloque os restantes ingredientes na panela;
  4. Agite a panela de pressão de modo a que os ingredientes fiquem todos misturados, mas sem colheres de pau!;
  5. Coloque ao lume e assim que começar a ferver baixe o lume e conte 15 a 20 minutos, é o tempo que demoram a cozinhar- Segundo a minha avó vê-se pelo cheiro quando elas ficam prontas;
  6. Sirva quente ou congele (ficam tal e qual como se tivessem acabado de ser feitas e tem favas de azeite para o ano inteiro).
   Se por acaso não consegui explicar algum passo de maneira clara não hesite, pergunte!




Sem comentários:

Enviar um comentário