Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O jantar ontem foi assim

   O jantar do dia dos namorados tinha de ser diferente, mas diferente mesmo, com novidades, e foi isso que fiz. Para entrada resolvi fazer umas espetadinhas de camarão ao alho, o prato foi folhado de frango com salada de alface e tomate cherry, e para terminar em grande um folhado de maçã. Eu sei que talvez tenha exagerado no que toca a folhados, mas ao contrário do que parece não se tornou enjoativo.
   Deixo-vos as várias receitas para que possam experimentar.






    O camarão:
   Para este prato precisa apenas de:
- camarão de tamanho razoavel (20-30 ou 30-40) 600g;
- alho picado (4 dentes de alho);
- sal e vinho branco q.b.,
- azeite (2 colheres de sopa) e margarina (1 colher de sopa bem cheia);
- piri-piri a gosto;
- Paus de espetada.

   Descasque os camarões e espete-os nos paus, tempere-os com sal e reserve. Numa frigideira grande (onde caibam os paus com os camarões) coloque as gorduras e o alho deixe refogar um pouco sem deixar cozinhar muito o alho. Vá colocando as espetadas de camarão na frigideira, coloque o piripiri e quando começar a secar deite um pouco de vinho branco, se voltar a secra acrescente água. Cozinhe as espetadas todas.
   As minhas ficaram assim:

   Ficaram lindas e deliciosas!

  O folhado de frango:
  Para o folhado precisamos de :
- Uma massa folhada;
- 2 a 3 peitos de frango;
- 1 cebola picada;
- Azeite q.b.;
- 1 chávena de chá de cenoura ralada;
- 1/2 chávena de chá de alho francês (cortado em rodelas fininhas) e azeitonas picadas;
- 2 colheres de pickles picados;
- Natas, não mais do que um pacote;
- 1 gema.

   Coza o frango, pode ser temperado apenas com sal, ou com um caldo de galinha ou ainda com um caldo de legumes. Eu utilizei o caldo de galinha (meio caldo). Quando estiverem cozidos desfie.
  Numa frigideira funda e larga coloque o azeite de modo a que tape o fundo, não tenha medo de colocar esta gordura, é muito saudável. Acrescente a cebola ao azeite e deixe refogar até ficar translúcida, agora junte o frango, mexa um pouco, e o alho francês, deixe cozinhar. Acrescente por fim os restantes ingrediente, a cenoura, as azeitonas e os pickles, deixe cozinhar mais um pouco. Se quiser pode colocar também cogumelos, fica óptimo. Agora que está tudo cozinhado, coloque as natas e rectifique o sal se for necessário. Deixe arrefecer o recheio, este não pode ser colocado sobre a massa folhado quente, se o fizer não vai ficar estaladiça.
  Pré-aqueça o forno a 210ºC.
 Depois do recheio estar frio estenda a massa e coloque o recheio sobre metade da massa, dobre-a e feche bem para que enquanto cozinhar o recheio não encontre fugas por onde possa sair. Pincele a parte superior da massa com a gema de ovo e coloque no forno. Aproveite o papel vegetal onde vinha massa para levar ao forno. Aguarde 15 minutos e está pronto!


   Agora só falta a sobremesa!

O folhado de maçã:
  Precisamos de:
- Uma massa folhada;
- 2 Maçãs descascadas e cortadas em gomos finos;
- Mel, canela e açúcar em pó q.b.

  Desenrole a massa, corte em quatro e disponha a maçã por esse quatro pedaços de massa. Coloque um pouco de mel por cima da maçã (menos de uma colher de sobremesa por cada folhado) e polvilhe com canela. Dobre a massa para fechar, eu dobrei ao meio como fiz no folhado de frango. Leve ao forno pré-aquecido tal como na receita anterior. Deixe cozer 15 minutos, tire do forno e polvilhe com açúcar em pó e canela. Sirva.



  Experimentem, é muito simples de fazer. O único prato mais dispendioso é o camarão, mas de resto são muito baratos. O recheio do folhado de frango pode ser usado para quiche, se acrescentar dois ovos, ou para acompanhar massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário